As Histórias do Instagram são "o garoto popular" em escola no momento. Todo mundo os conhece, todo mundo gosta deles, e eles continuam divulgando novas tendências nas quais as pessoas querem seguir. E sim, uma das crianças menos populares pode ter apresentado a maioria dessas tendências, mas o Instagram foi quem as deixou legais.
Mas o Instagram Stories é muito mais popular do que rainha do baile. De fato, o Instagram anunciou recentemente que o formato agora tem mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente. Para aqueles que acompanham, isso é o dobro da quantidade de Snapchat.
Os profissionais de marketing no Instagram também reconheceram o quão poderoso o Instagram é para publicidade - o Instagram deve gerar mais de US $ 14 bilhões em receita publicitária até o final de 2019.
Embora as histórias do Instagram possam ter "emprestado" muitas idéias do Snapchat, elas também parecem ser o formato favorito dos profissionais de marketing atualmente. Por exemplo, um estudo de 2017 descobriu que 41% dos profissionais de marketing de mídia social estavam usando o Instagram Stories em suas campanhas, contra meros 9% usando o Snapchat Stories.
Isso provavelmente tem muito a ver com duas coisas: o Instagram sendo apoiado pelo Facebook e seu poderoso Gerenciador de anúncios, e os novos e impressionantes recursos do Instagram Stories que eles têm divulgado sem parar ultimamente.
Para ajudar você a acompanhar os recursos mais recentes do Instagram Stories, compilamos as cinco maiores atualizações do ano passado aqui, do Modo de criação à Lista de amigos próximos.
Além disso, detalharei como usar esses novos recursos do Instagram e ofereço algumas dicas simples para implementá-los em sua estratégia de marketing de mídia social.
Novas atualizações do Instagram Stories:
Modo de criação do Instagram
Fechar lista de amigos
Doação Histórias Adesivos
Tags compráveis em histórias
Filtros de AR
Instagram Music Stickers
Reels
Então, vamos entrar nisso, sim?
1. A câmera do Instagram Stories recebe uma reformulação completa
Não se preocupe, a câmera do Instagram que todos conhecemos e amamos ainda está lá.
Agora, ela foi renovada com um Modo de criação completamente novo, permitindo que as pessoas criem conteúdo sem compartilhar fotos ou vídeos.
Você pode (finalmente) anexar gifs via Giphy, repassar histórias nas quais foi marcado e criar contagens regressivas para eventos importantes. Também estão disponíveis recursos Popular Story, como desenho, pesquisas e caixas de perguntas, tornando-a uma ótima opção para quem deseja criar conteúdo baseado em texto sem antes tirar uma foto ou vídeo.
E mais: o Instagram adicionou um botão "Neste dia", praticamente tornando a #ThrowbackThursday uma coisa oficial.
A atualização também é uma tentativa de alinhar recursos entre plataformas: a função "Neste dia" é um recurso popular no Facebook desde 2015.
Com esta nova atualização, está ficando claro que a melhor câmera para Instagram pode ser apenas a câmera no aplicativo.
Abra a câmera como faria normalmente.
Clique no texto "Criar" no menu na parte inferior.
Selecione o recurso que você deseja usar na sua história.
Coloque o adesivo onde desejar na tela.
Publique sua história para todos os seus seguidores.
Se você estiver usando adesivos de perguntas, veja como responder:
Seus seguidores respondem ao seu adesivo tocando nele e inserindo o texto da pergunta.
As perguntas deles aparecem na lista de espectadores da sua história do Instagram.
Toque na pergunta que deseja responder, gerando uma nova história.
Digite sua resposta como um adesivo de texto na nova história e publique-a.
Dicas para profissionais de marketing
Aproveite ao máximo o vasto banco de dados de gifs disponíveis. Giphy supostamente tem mais de 1 bilhão de gifs, então você definitivamente encontrará algo para todas as ocasiões.
Tente usar os adesivos de perguntas e realize uma entrevista no estilo "pergunte-me qualquer coisa" com uma pessoa conhecida da sua empresa para humanizar sua marca e gerar curiosidade entre seus seguidores.
Inverta a equação e use o prompt para fazer uma pergunta ao seu público, como o que eles pensam do seu produto mais recente ou como o estão usando.
Basta abrir a sala e permitir que os usuários perguntem o que quiserem, depois mostre suas habilidades de atendimento ao cliente em suas respostas e faça com que as pessoas se sintam notadas (e não se preocupe - apenas você pode ver todas as respostas e ter controle total sobre quais você deseja). responder a).
Use o recurso "Neste dia" para redefinir seu conteúdo antigo como uma "reminiscência": mostre uma foto antiga dos bastidores ou realce um evento ou marco passado.
Dicas para profissionais de marketing
Aproveite ao máximo o vasto banco de dados de gifs disponíveis. Giphy supostamente tem mais de 1 bilhão de gifs, então você definitivamente encontrará algo para todas as ocasiões.
Tente usar os adesivos de perguntas e realize uma entrevista no estilo "pergunte-me qualquer coisa" com uma pessoa conhecida da sua empresa para humanizar sua marca e gerar curiosidade entre seus seguidores.
Inverta a equação e use o prompt para fazer uma pergunta ao seu público, como o que eles pensam do seu produto mais recente ou como o estão usando.
Basta abrir a sala e permitir que os usuários perguntem o que quiserem, depois mostre suas habilidades de atendimento ao cliente em suas respostas e faça com que as pessoas se sintam notadas (e não se preocupe - apenas você pode ver todas as respostas e ter controle total sobre quais você deseja). responder a).
Use o recurso "Neste dia" para redefinir seu conteúdo antigo como uma "reminiscência": mostre uma foto antiga dos bastidores ou realce um evento ou marco passado.
2. A lista de amigos próximos permite escolher quem visualiza suas histórias
Uma das funções mais novas do bloco é a Lista de amigos próximos do Instagram (close friends). Embora pareça um recurso destinado principalmente a usuários particulares, as marcas estão lentamente começando a ver seu valor também.
Basicamente, o recurso permite que você publique histórias visíveis exclusivamente para as pessoas da lista. Você pode editar a lista a qualquer momento e os amigos nunca são notificados quando você os adiciona ou remove. E, assim como o Stories comum, a postagem ficará visível por apenas 24 horas.
As histórias na lista de amigos próximos vêm com um círculo verde, que é exibido no seu perfil e na fila de histórias do seu feed, em vez do círculo rosa das histórias regulares.
E se alguém compartilhou uma história da lista de amigos próximos com você, você também verá a história com um círculo verde. As histórias de amigos próximos costumam aparecer no início da fila de histórias, então você as notará rapidamente.
Esse recurso tem muito potencial para profissionais de marketing. Aqui estão apenas algumas das maneiras pelas quais os profissionais de marketing podem usá-lo:
Use-o para criar uma lista dos seus melhores clientes VIP: forneça a eles sneak peeks, atualizações de produtos e descontos especiais e interaja com eles usando as funções habituais do Stories
Compartilhe conteúdo destinado apenas a clientes: nos bastidores, atualizações de produtos, entrevistas exclusivas, etc.
Apimente seus eventos físicos: crie uma lista de participantes e forneça a eles conteúdo exclusivo que antecede e durante o evento
Forneça a clientes na mesma área geográfica conteúdo local
Crie uma lista para influenciadores e colaboradores em que você compartilhe informações importantes sobre os próximos produtos, campanhas ou qualquer outra coisa que deseja promover em seus perfis
Obtenha feedback dos clientes criando uma lista dos principais clientes e usando os recursos interativos das histórias, como pesquisas e a caixa de perguntas, para reunir suas opiniões.
Como usar a lista de amigos próximos (Close friends).
1. Comece a criar a lista de amigos próximos, vá para o seu perfil, clique nas três linhas no canto superior direito e selecione "amigos próximos".
2. Adicione pessoas à lista pesquisando-as e clicando em "adicionar". Não parece haver um limite para quantas pessoas você pode adicionar à lista.
3. Depois de adicionar pessoas, você pode visualizá-las na seção "Sua lista", juntamente com um botão para removê-las. E lembre-se: ninguém será notificado se você os adicionar ou remover,
4. Depois de ter uma lista, faça uma História como faria normalmente, mas publique-a apenas na sua Lista de Amigos Próximos, assim
5. E voilà - a história será publicada (e visível na fila de histórias) apenas para as pessoas na lista de amigos próximos.
Dicas para profissionais de marketing
Use a lista de amigos próximos como uma maneira de se conectar com um segmento importante do seu público, como seus melhores clientes ou embaixadores da marca
Aproveite a exclusividade da lista, oferecendo conteúdo que não está disponível de outra forma, como sneak peeks e por trás das maçanetas
Use a lista para obter ideias de seus principais clientes sobre desenvolvimento de produtos, ideias de campanhas etc.
Tente postar listas de amigos próximos o mais rápido possível, pois elas se destacam e são exibidas primeiro na plataforma
3. O botão de Doação do Instagram traz angariação de fundos para as massas
Não é segredo que os negócios sociais e as marcas orientadas para missões estão indo muito bem hoje.
Basta olhar para o Toms. A empresa fabrica alpargatas simples, mas elas se tornaram uma marca global amplamente reconhecida, com mais de 60 milhões de sapatos vendidos até hoje. Dizemos que o modelo "compre um dê um" tem muito a ver com seu sucesso.
Com as pessoas sendo mais conscientes social e ambientalmente do que nunca, não é surpresa que o Instagram tenha revelado seu recurso de adesivo de doação este ano.
Basicamente, o recurso traz angariação de fundos para as massas. Agora qualquer pessoa pode coletar doações para ONGs e os fundos serão transferidos diretamente para suas contas.
E o melhor de tudo é que o Instagram cobre 100% do cartão de crédito e as taxas de processamento.
Como usar o adesivo de doação do Instagram (se você é uma organização sem fins lucrativos).
Configure Doações na sua página do Facebook.
Conecte seu Instagram à sua conta do Facebook.
Verifique se você tem um perfil comercial do Instagram.
Depois de se registrar como perfil comercial e conectar suas contas do Facebook e Instagram, sua ONG deve aparecer na pesquisa de doação de adesivos para usuários que pesquisam ONGs no Instagram.
Dicas para profissionais de marketing
Se você é uma organização sem fins lucrativos, colabore com um influenciador ou celebridade para trazer publicidade e gerar doações.
Se você é uma organização sem fins lucrativos, incentive seu público a organizar a captação de recursos em grande escala.
Se você é um profissional de marketing, organize um evento de arrecadação de fundos por uma causa digna para humanizar e divulgar a marca.
4. Agora você pode comprar o guarda-roupa de seus influenciadores favoritos com as Tags Shoppable do Instagram
No ano passado, o Instagram trouxe tags para compras no Stories.
Este foi um anúncio bastante importante para qualquer profissional de marketing digital que trabalha no comércio eletrônico. Antes disso, as tags compráveis estavam disponíveis apenas para selecionar varejistas para uso em postagens de feed.
O que há de novo em 2020? Bem, agora tags disponíveis para compras estão disponíveis como influenciadores, atletas, artistas, celebridades e outras figuras públicas.
Você ouviu isso direito, agora pode comprar o guarda-roupa de seu influenciador favorito.
O recurso funciona como todas as outras tags do Shoppable: figuras públicas podem marcar produtos em Stories e em postagens de feed. Os seguidores podem comprar os produtos diretamente no Instagram.
Está claro por que isso é importante para as marcas: as tags de compra destacam seus produtos em um dos formatos mais modernos e atraentes disponíveis nas mídias sociais no momento.
E com esta nova atualização, o marketing de influenciadores se tornará uma estratégia ainda mais poderosa, pois os seguidores agora podem comprar produtos diretamente de influenciadores.
De acordo com um comunicado de imprensa do Instagram, criadores e marcas receberão informações compartilhadas sobre o desempenho das postagens.
Em suma, isso significa taxas de conversão mais altas, mais tráfego para sua conta e site do Instagram e melhor ROI de seus esforços de marketing de mídia social.
Como usar tags de compra nas histórias do Instagram (se você é um influenciador).
Você precisa ter pelo menos 10.000 seguidores ou um perfil verificado para ser considerado um influenciador.
Se você preencher esta condição, deverá ver automaticamente um ícone de link na parte superior da tela ao publicar uma história.
Clique em Concluído e compartilhe sua história.
A função "Ver mais" agora deve estar visível na sua história.
É claro que configurar e aprovar seu catálogo é a parte mais difícil, mas, depois disso, é incrivelmente fácil implementar tags de compra em suas histórias. Você pode marcar até cinco produtos em uma postagem de imagem única ou até 20 em uma postagem de carrossel.
Dicas para profissionais de marketing
Colabore com influenciadores e criadores de conteúdo que se encaixam bem na imagem e no posicionamento da sua marca, mas não se concentram apenas nisso - a capacidade de gerar vendas é fundamental aqui; procure criadores com um público apaixonado e um envolvimento significativo.
Mantenha os títulos dos seus produtos curtos, porém agradáveis, pois você tem espaço limitado na própria tag. Use nomes atraentes ou intrigantes para fazer com que os usuários usem mais detalhes.
Como os preços dos produtos são um dos poucos detalhes exibidos nas tags de compra, use a psicologia dos preços para tornar suas etiquetas de preços mais atraentes (ou seja, preços finais em 0,99)
Use também Tags de compra na sua conta de marca, mas não exagere: muitas na tela ao mesmo tempo parecerão desordenadas e pouco profissionais. Atenha-se a não mais de dois ou três por imagem ou vídeo para que cada produto se destaque.
Nota: para obter informações mais detalhadas sobre tags de compra, consulte Postagens de compra no Instagram e Por que você precisa usá-las.
5. Os filtros de rosto do Instagram estão aqui: o AR está aberto a todos
No ano passado, o Instagram gerou ondas quando finalmente abriu a criação de filtros de Realidade Aumentada (AR) para o público.
Os filtros de rosto são criados usando o Spark AR Studio do Facebook, que até este verão estava aberto apenas para marcas e criadores profissionais de AR.
O recurso já é extremamente popular. Segundo Mark Zuckerberg, mais de um bilhão de pessoas já usaram experiências criadas com o estúdio de AR.
Além disso, parece haver uma indústria emergente se desenvolvendo em torno dos filtros AR. Os principais criadores de filtros de rosto do Instagram já recebem muito dinheiro por marcas que desejam se envolver especialmente com a geração Z e a geração do milênio.
Como exemplo, a Kylie Cosmetics criou filtros de histórias do Instagram, permitindo que os usuários experimentassem tons de batom, e a NBA criou um filtro de jogador de basquete, que os usuários poderiam adicionar às suas histórias.
Dizemos que esse recurso está aqui para ficar e você provavelmente verá muitos novos filtros de rosto no Instagram no futuro.
Dicas para profissionais de marketing
Permita que os clientes experimentem antes de comprar: crie um filtro de AR, permitindo que eles experimentem seu produto. O céu realmente é o limite aqui, vimos filtros de teste de AR, de sapatos a maquiagem.
Ative seu público para compartilhar conteúdo em torno de um evento criando um filtro de AR personalizado.
Crie um filtro para o lançamento de um novo produto para incentivar o burburinho da sua marca e impulsionar o envolvimento.
Use um filtro personalizado para apoiar uma causa ou uma angariação de fundos da marca.
6. Adesivos de música do Instagram - agora com letras e em ainda mais mercados
O Instagram tem um recurso de música e é praticamente o que parece: "Por música nos seus posts".
O recurso foi lançado no ano passado em alguns mercados importantes, como os EUA. Este ano trouxe boas notícias para os profissionais de marketing na Europa: adesivos de música para o Stories foram lançados em sete novos mercados - os nórdicos, os Países Baixos, a Romênia e a Eslováquia.
Os adesivos de música do Instagram permitem que os usuários reproduzam suas músicas favoritas no fundo de sua história. Chega de histórias silenciosamente constrangedoras - e você pode até escolher a seção da música que serve como trilha sonora.
Outra nova adição é um recurso que permite que os usuários publiquem as letras das músicas junto com elas.
Para as marcas, isso não será uma maneira de aumentar seu ROI ou fazer vendas. No entanto, é um recurso extra em seu kit de ferramentas que você pode usar para tornar suas histórias mais atraentes e divertidas para seu público.
A música certa com a imagem certa também pode tornar a mensagem da sua marca ainda mais memorável - então esse é um novo recurso do Instagram que vale a pena experimentar.
Com um arquivo contendo milhares de músicas, o Instagram é quase um aplicativo de música por si só. Você definitivamente encontrará algo para todos os gostos aqui.
Como adicionar música ao Instagram Story:
Tire ou selecione uma foto ou vídeo para adicionar à sua história.
Toque para adicionar um adesivo e selecione o ícone da música no menu.
Encontre a música desejada pesquisando-a ou navegando em diferentes gêneros, humor ou paradas de topo.
Se você quiser ter certeza de que é a música certa, ouça uma prévia tocando no botão de reprodução.
Percorra a música para encontrar o clipe perfeito para sua foto ou vídeo.
Bônus: você pode escolher seu clipe de música antes de gravar um vídeo para a sua história do Instagram, passando para Música e selecionando uma música antes de gravar.
Dicas para profissionais de marketing
Use músicas para criar momentos memoráveis ou uma reprodução inteligente de palavras com o conteúdo de suas histórias, como uma empresa de áudio que coloca "Boas vibrações" como trilha sonora ao anunciar seus palestrantes mais recentes (ok, sabemos que isso é meio extravagante).
Se você trabalha na indústria da música, promova músicas relacionadas ao que você está vendendo. Gravadoras, promova o artista mais novo que você assinou. Empresas de violão, incluem uma música gravada em seus violões. Você entendeu a ideia.
Use músicas que ressoam com seu público-alvo para fazer com que seus seguidores se sintam em contato com seus gostos e interesses. Se você faz marketing para jovens de 18 a 24 anos, por exemplo, use as músicas mais populares no rádio da faculdade para mostrar que está acompanhando as músicas mais recentes.
7. Instagram Reels - videoclipes criativos de 15 segundos com música
O aplicativo de propriedade chinesa TikTok se tornou bastante sensacional, superando até o Instagram na loja de aplicativos. Embora ainda seja popular principalmente entre usuários mais jovens, o rápido aumento do aplicativo provavelmente deixou os executivos do Instagram mais do que um pouco nervosos.
No passado, vimos o Instagram responder à concorrência lançando recursos semelhantes em seu próprio aplicativo. O exemplo mais notável ocorreu quando o Instagram lançou o recurso Stories, originalmente popularizado pelo Snapchat.
É por isso que não é uma grande surpresa que o Instagram esteja enfrentando o TikTok ao introduzir o modo "Reels".
Com essa atualização, os usuários do Instagram podem criar videoclipes de 15 segundos com músicas e compartilhá-los como Stories. Os clipes também podem se tornar virais em uma nova seção "Principais bobinas" na página Explorar. Assim como o TikTok, o recurso terá um vasto banco de dados de música e opções de edição criativa, como variação da velocidade de reprodução e "fantasmas" (não do tipo pós-data), que permitem aos usuários criar transições de cena mais perfeitas.
O que isso significa ou profissionais de marketing? Se o Reels decolar, as marcas terão a oportunidade de formar parcerias que alavancam o engajamento, a criatividade e a auto-expressão orientados pela experiência que o público, especialmente a geração Z, prefere.
Atualmente, a atualização do Instagram está disponível apenas no Brasil, mas você provavelmente pode esperar que seja lançada em novos mercados em breve.
O que vem a seguir para as histórias do Instagram?
Com o impressionante número de novos recursos e atualizações que o Instagram já lançou para o Stories, não é de surpreender que eles fiquem ainda mais no futuro próximo.
Por um lado, você provavelmente pode esperar ainda mais filtros de rosto e outros efeitos interessantes de câmera de realidade aumentada daqui para frente.
Outro recurso que supostamente está em andamento é responder a histórias com um GIF, descoberto pela "app whisperer" Jane M. Wong. Vale a pena ficar de olho no Twitter dela, se você quiser ser o primeiro a conhecer os possíveis recursos futuros.
Os recursos de música no Stories também estão aumentando, por isso não nos surpreenderia ver mais integrações de aplicativos de música em um futuro próximo - afinal, o Spotify já está a bordo.
Por fim, nesse período em que o Facebook da empresa-mãe está cada vez mais monetizando seus produtos de software, podemos esperar que as tags compráveis no Stories continuem evoluindo e ganhando novos recursos, especialmente no que diz respeito às compras nativas e compras no aplicativo no Instagram.
Em suma, agora é um momento melhor do que nunca para as marcas aproveitarem os recursos mais recentes do Instagram Stories, pagos e orgânicos.
Para tornar o processo de postagem no Instagram o mais simplificado possível, recomendamos a publicação e medição do Instagram com o Falcon. Você pode agendar suas postagens e histórias do Instagram com antecedência, colaborar com elas com sua equipe e ver análises avançadas sobre o desempenho delas em uma única plataforma.
Mas esteja você publicando histórias de forma nativa ou em uma plataforma SMM, elas são um recurso que você não pode ignorar no cenário de mídia social de hoje. Portanto, continue acompanhando as últimas atualizações do Instagram - provavelmente uma nova foi lançada desde que você começou a ler este artigo.
Você gostou do conteúdo?
Espero que sim, me conte nos comentários, beijos.
Evelyn Bandeca