As marcas estão falando sobre sustentabilidade mais do que nunca, mas sua retórica resiste à especulação? O novo relatório do BoF, The BoF Sustainability Index, avalia 15 das maiores empresas do setor em relação a ambiciosos objetivos ambientais e sociais e descobre que a moda está aquém.
Principais percepções
O Índice de Sustentabilidade BoF inaugural acompanha o progresso da moda em direção a metas ambiciosas de sustentabilidade para a próxima década. Ele examina divulgações públicas para avaliar o desempenho de forma rigorosa e permitir comparações iguais em 15 das maiores empresas da moda.
Enquanto as empresas de moda estão falando sobre sustentabilidade mais do que nunca, a análise abrangente do BoF descobriu que as ações estão atrasadas nos compromissos públicos, mesmo entre as empresas maiores e com mais recursos do setor.
A pontuação geral média das empresas avaliadas foi de apenas 36 em 100, com disparidades significativas entre engajamento e ação. No geral, o progresso se inclina em direção ao estabelecimento de metas, com dados frequentemente relatados e não verificados, apontando para um desafio de responsabilidade mais amplo.
A economia global tem 10 anos para evitar mudanças climáticas catastróficas e um dever urgente de melhorar o bem-estar dos trabalhadores que a fazem funcionar.
A moda tem um papel proeminente a desempenhar na solução desses dois desafios, tanto por causa de sua escala global quanto por sua influência cultural. Embora as marcas de moda tenham intensificado seus compromissos de operar com mais responsabilidade, medir o progresso de forma padronizada e comparável é uma tarefa monumental.
As comparações like-for-like entre empresas são distorcidas por vários graus de divulgações. Práticas de trabalho opacas e definições confusas do que constitui um “bom” progresso complicam ainda mais as coisas, criando uma imagem confusa de onde a indústria está e quais etapas são necessárias para que ela se recupere.
Um novo relatório do The Business of Fashion - The BoF Sustainability Index - visa oferecer uma referência transparente e confiável para rastrear o progresso claramente definido e mensurável. Ele emprega uma metodologia proprietária para examinar 15 das maiores empresas da moda como um proxy para medir o progresso geral da indústria.
Embora a pesquisa e análise de meses tenham encontrado bolsões de inovação e ação, a pontuação geral média das empresas avaliadas foi de apenas 36 em 100 possíveis e ainda existem desafios substanciais.
O índice é baseado em mais de 5.000 pontos de dados reunidos nas 15 empresas incluídas na edição deste ano.
No geral, a análise revelou desafios e oportunidades claros que devem ser resolvidos na próxima década se a moda quiser se alinhar com o clima global e as metas de desenvolvimento sustentável.
O discurso supera a ação: as empresas precisam ir além do estabelecimento de metas para demonstrar um progresso tangível.
O déficit de confiança: a moda precisa corrigir seu problema de desinformação com cadeias de suprimentos transparentes e dados de qualidade
The Finance Gap: As empresas não estão combinando ambições ousadas com detalhes de como planejam pagar por elas.
O Enigma do Crescimento: Alcançar compromissos para reduzir a pegada da indústria exige que as empresas separem o crescimento do impacto.
Colaboração com a Clout: São necessários esforços impactantes e inclusivos em toda a indústria para impulsionar o progresso rápido além da linha de base atual.
Um novo contrato social: a moda deve finalmente lidar com as desigualdades sistêmicas em sua cadeia de suprimentos.
Ampliando os limites: Bolsas de inovação estão surgindo em áreas como circularidade e agricultura regenerativa, criando novas oportunidades para mudanças positivas.
O objetivo do Índice não é celebrar ou punir qualquer empresa, mas fazer um balanço do progresso que foi feito, aproveitar os dados para identificar objetivamente as deficiências e estabelecer uma estrutura clara para avanços futuros.
O índice examina as cinco maiores empresas públicas por receita anual em três verticais distintas da indústria da moda - luxo, moda e roupas esportivas. Ele usa 338 métricas em seis categorias para medir o desempenho em relação a 16 ambiciosos objetivos ambientais e sociais definidos pelo The Business of Fashion em consulta com um grupo de especialistas globais respeitados.
Este relatório é o primeiro de uma série de análises baseadas nas principais descobertas do The BoF Sustainability Index que serão publicadas na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática a ser realizada em Glasgow, Reino Unido, de 1 a 12 de novembro de 2021.